quinta-feira, 9 de junho de 2016

Queda do emprego atinge trabalhos com e sem carteira assinada

Segundo fontes do IBGE, houve uma queda generalizada no emprego. Isso porque houve queda recorde no emprego com carteira assinada, mas também no emprego sem carteira no setor privado. Percebeu-se isso com uma alta de 6,1% do número de pessoas trabalhando por conta própria no trimestre encerrado em janeiro de 2016.
O emprego com carteira assinada diminuiu no final de 2015 e início de 2016. Isso mostra que cerca de um milhão de pessoas deixaram de ter carteira em um ano. Ao mesmo tempo, o emprego no setor privado sem carteira também perdeu força.  A situação do mercado é tão crítica que no início de 2016 o IBGE detectou um aumento recorde na população desempregada.
Isso mostra que a situação pode se agravar com a enorme entrada de refugiados no Brasil, pois além de ter a população brasileira em busca de emprego, mais milhares de estrangeiros também enfrentarão esse problema. Muitas vezes poderão estar ocupando cargos que poderiam ser de brasileiros, devido a não serem somente empregos com carteira assinada que estão em falta, mas também os sem carteira assinada. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário